Degustação

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Deixar o Barco ir - Dani Black

Por Adriana Caitano

Leia ouvindo:


(Letra da música no fim da postagem)

Ouço essa música várias vezes enquanto dirijo. Ela parece me transportar para outra realidade, me enche o peito de esperança e vontade de viver. O som me envolve pela batida deliciosa do violão, pela leveza das palavras e, claro, pela voz do Dani Black, um dos principais nomes da nova geração da MPB.

Mas acho que essa canção me tocou mesmo porque me pareceu ser um belo puxão de orelhas. Eu e minha ansiedade em ter logo tudo o que sonhei precisávamos ouvir isso. Vemos nossa vida passando, as rugas aparecendo e aquilo tudo que queríamos conquistar ainda parece tão longe... E aí um dia paramos pra pensar no que temos e já conseguimos e pensamos: poxa, não foi tão impossível assim. Por que então tenho tanto medo de que daqui pra frente seja?

Está super na moda dizer que devemos arregaçar as mangas e correr atrás de uma vida completamente diferente, um trabalho novo, um novo amor. Isso é lindo, mas também causa uma ansiedade maluca em um monte de gente, que passa mais tempo buscando sua grande missão na vida do que sentindo cada detalhe dos dias que tem. E se o que você procura já está aí, ao seu lado e só faltou você valorizar? Há bem mais por trás do que "água e pão", "o sim e o não".

"Deixar o barco ir" não é cruzar os braços e esperar tudo cair do céu. Mas respirar fundo e acreditar que as coisas podem, sim, ficar melhores. Confiar no futuro, vivendo bem o presente, essa é a essência. Não precisa ser inerte, aja. Mas sem desespero, sem amargura, sem ansiedade. Às vezes, quando miramos em X, acertamos Y. E percebemos que Y era a melhor coisa que poderia ter nos acontecido. Tudo bem, isso foi mais matemático que poético, mas vale a comparação: a lógica da vida poder ser muito mais simples do que a pintamos.


Agora sim, segue a letra. Vai ali em cima, aperta de novo o play e sente a mensagem:

Deixar o Barco Ir - Dani Black

Coisas que eu nem sei que são me dizem que é a hora
Coisas que eu nem sei se estão no vazio ou na memória

É, a vida anda a mil, eu sei
Quanta escolha fica fora, sem vez
Não, não quero nem falar, não
Só de lua e solidão
Lanço na maré o coração
Que de amor e de dor nos ensina
Quero ter a certeza

Como todos querem ter de que o que está por trás
É bem mais que água e pão
Bem mais que o sim e que o não
Que vale a pena estar aqui agora, tudo tem a sua hora
De achar o que procura

Pra que se desesperar? o coração verá...
Viver é navegar, é só deixar fluir
Pra que se desesperar? o coração será...
É só botar pra correr, deixar o barco ir
Pra que se desesperar? o coração verá...
Viver é navegar, é só deixar fluir
Pra que se desesperar? o coração será...
É só sorrir, cantar, olhar pra frente e agir
Deixar o barco ir

Um comentário: