Degustação

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Campanha a favor da gentileza no mundo


Acabamos de assistir a um vídeo tão inspirador e incrível que, mesmo sendo americano e não se tratando de música alguma, resolvemos aderir e compartilhar, acrescentando nossa pitada de Brasil e de música, claro.

Uma Ong chamada Life Vest Inside (algo como Colete Salva-Vidas Interno, segundo meu inglês macarrônico) está provocando o mundo a espalhar a mensagem da gentileza de um jeito bem interessante. Depois de mostrar o efeito que uma simples ação gentil pode ter, eles pedem que as pessoas relatem o que fizeram com a ideia. O grupo faz de tudo para cutucar as pessoas mesmo, não é só pra achar bonito, não. Eles saem pelas ruas entregando panfletos, soltam balões com cartões sobre a campanha e colam adesivos pelas ruas.

Dá pra ver tudo (em inglês) lá no canal deles, mas o tal vídeo que vimos primeiro (apesar de ser do ano passado) é o "Bumerangue da Gentileza", que você vê aqui embaixo e depois continua lendo o post, por favor :)



Fofo, simples e impactante, né? Repare que a ideia deles é justamente a de formar um ciclo de compartilhamento, assim como fazemos nas redes sociais e no Whatsapp hoje em dia. Um passa para o outro, que passa para o outro. Imagine que lindo seria se, no lugar de passarmos à frente só piadas e reclamações sobre as coisas ruins do mundo, começássemos a dividir abraços, sorrisos, apertos de mão, caridade, delicadeza, ajuda, amparo... No mundo virtual e, principalmente, no físico, seria uma gentileza só!

Pra não dizer que não falamos do Brasil - afinal, esta é uma página nacionalista -, trazemos abaixo um pouco sobre a corrente do bem sugerida por José Datrino, o Profeta Gentileza. A história é longa (depois assista a um pequeno documentário aqui), mas, em resumo, ele, que se chamava de "maluco beleza" e se comparaca a Jesus, largou a família para pregar a mensagem do bem por aí, começando pelos parentes de vítimas de um grande incêndio ocorrido num circo de Niterói (RJ) em 1961, e depois pintando nas ruas do Rio de Janeiro mensagens icônicas, como a famosa "Gentileza Gera Gentileza" (imagem ali de cima).

Muitos artistas o homenagearam e até hoje o fazem. Mas a mais simbólica, conhecida e gostosa homenagem, ao menos para nós, foi a da Marisa Monte. A canção "Gentileza" está ali na nossa lista, ela fala de quando pintaram todos os escritos do profeta espalhados pela cidade (que depois foram restaurados), e depois deixa a reflexão, principalmente com a simbólica frase: "é mais inteligente o livro ou a sabedoria?".

Ouça aí e volte para o finzinho do post:

Gentileza - Marisa Monte


Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca

Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de gentileza

Por isso eu pergunto
A você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria


O mundo é uma escola
A vida é o circo
"Amor: palavra que liberta"
Já dizia o profeta


E aí? Deu vontade de ser gentil ou não? Então lançamos o mesmo desafio daquela Ong americana: saia do mundo virtual e faça um gesto de gentileza, qualquer um, e nos conte o efeito que teve. Certeza de que você vai se sentir muito bem!

E, por mais clichê e repetitivo que possa parecer, não se esqueça: GENTILEZA GERA GENTILEZA!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário