Degustação

quinta-feira, 27 de março de 2014

Dentro de um Abraço - Jota Quest

Por Adriana Caitano

Leia ouvindo:



(Letra da música no fim da postagem)

Esses dias recebi um abraço tão sincero, longo e aconchegante de uma pessoa com quem eu nem tinha intimidade que fiquei sem palavras. Foi meio de surpresa, meio sem pretensão. Não sei ao certo quanto tempo durou, mas foi o suficiente para que os corações se encontrassem, a respiração se compassasse e os pensamentos se acalmassem. Um abraço como todos deveriam ser.

Sou coach e no curso de formação uma das coisas que a gente aprende é a “receitar” aos clientes pelo menos cinco abraços por dia com duração de 40 segundos cada. Pode parecer besteira, mas pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte identificaram que abraçar libera dopamina e serotonina - hormônios do prazer -, diminui os níveis de cortisol - o hormônio do estresse -, e reduz a pressão sanguínea. Tudo isso junto, a longo prazo, diminui as chances de doenças cardíacas e prolonga a vida, fora a alegria e a sensação de proteção, bem estar e aconchego que dão uma sorte danada.

Tem gente que abraça de ladinho, com tapinha nas costas, tipo pêndulo (quando os dois ficam balançando) ou à distância - não sei bem como conseguem. Mas abraço mesmo, de verdade, é quando tudo a sua volta não importa e o momento que interessa é aquele: braços envolvidos, coração com coração, silêncio. E com respeito. Porque abraço bom assim não precisa ser só romântico, mas entre amigos, entre irmãos, pai e filho, colegas e até desconhecidos que passam a ter uma intimidade pura naquele momento.

Além daquela pessoa que contei no início, conheço poucas pessoas que têm o dom de abraçar de verdade, sem pressa pra sair correndo. Minha irmã e parceira neste blog, a Andressa, é uma delas. É conhecida como “moça do abraço bom”. O abraço dela é terapêutico… E tenho certeza de que ela recebe em troca toda a energia boa que passa quando abraça a gente de verdade assim. O mundo deveria ser feito de mais abraçadores. Sei que dizem ser uma coisa cultural, mas eu acredito ser coisa de gente que sabe viver. Se depender de mim, os abraços serão cada vez mais longos e de cumplicidade, como aquele que recebi esses dias…

Então trago à baila a música relativamente nova da banda Jota Quest, que fala justamente disso. Na canção, que parece ser romântica, mas vale para tudo e todos, eles falam que “o melhor lugar do mundo é dentro de um abraço”. Diz aí se a vida não parece bem mais simples quando a gente está ali, envolvido por alguém que nos quer bem? Faça a experiência, abrace as pessoas por aí, primeiro por 10 segundos, depois 20 e vai aumentando o tempo até não precisar contar mais. E você terá de volta, no mínimo, muitos sorrisos - e abraços.

Um abraço bem longo a todos!

///
O melhor lugar do mundo
É dentro de um abraço

Pro mais velho ou pro mais novo
Pra alguém apaixonado, alguém medroso

O melhor lugar do mundo
é dentro de um abraço
Por solitário ou por carente
Dentro de uma abraço é sempre quente

Tudo que a gente sofre
num abraço se dissolve
Tudo que se espera ou sonha
Num abraço a gente encontra

No silêncio que se faz
O Amor diz compromisso
Baby, Baby dentro de um abraço
Tudo mais já está dito

O melhor lugar do mundo é dentro de um abraço

Por aqui não se ouve o tic tac do relógio
se falta a luz, fica tudo ainda melhor
o rosto contra o peito dois corpos em um amasso
dois corações juntos em descompasso

Nenhum comentário:

Postar um comentário