Degustação

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Eu Quero ser Feliz Agora! - Oswaldo Montenegro

Por Adriana Caitano
Leia ouvindo:


(Letra da música no fim da postagem)

Essa música foi a primeira da minha lista. Foi a primeira que, desde que ouvi e todas as vezes que eu ouvia, me arrancava um sorriso. Primeiro de lado, meio tímido. Depois, no mesmo levante de sua melodia, vinha surgindo uma vontade de gritar o refrão, levantar, dizer pro mundo “EU QUERO SER FELIZ AGORA!”. Duvido você ouvi-la sem sentir a mesma vontade.

Ela é hoje meu hino. Resume o que penso, o que estou vivendo e o quero fazer as outras pessoas acreditarem. Todos os meus sonhos, planos e projetos estão ligados a tudo o que diz essa letra. “EU QUERO SER FELIZ AGORA!” - e não estou nem aí pra quem sugira o contrário.

Ao longo do nosso caminho - e desde o início dele - sobram pessoas dizendo pra tomarmos cuidado, que é preciso desconfiar de tudo e de todos, que o perigo está por todos os lados, que as coisas boas só acontecem com o tempo, com muito tempo. E nos dizem que as pessoas boas são as que sofrem, que o certo é se calar, se curvar, se conformar.

Quantos conceitos fechados assim te contaram e se tornaram crenças na sua vida? “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”; “Mais vale um pássaro na mão do que dois voando”, “Se algo pode dar errado, vai dar”... E quantas pessoas disseram pra você pensar milhões de vezes antes de agir, de tomar uma atitude que possa te tirar da zona de conforto? Pode não ter sido por mal, mas essas pessoas só não queriam te ver fora do rebanho. Porque elas próprias não conseguiam sair dele.

Oswaldo Montenegro, tão criticado por muitos desses que andam com o rebanho, tem sido um dos artistas mais interessantes e incríveis dos que acompanho (não por acaso ele está ali na nossa lista de sorridentes). Ele tem a sensibilidade e a coragem de fazer músicas que fazem acordar, querer gritar, agir, viver. “EU QUERO SER FELIZ AGORA!” Tem coisa mais forte do que isso? Por isso é que essa frase continua me inspirando a correr atrás do que acredito, a suspirar diante da esperança. Não tem que colocar poréns, pedras e condições para a felicidade. É hoje, é pra já!

Ouça a música uma, duas, três vezes. Ela vai grudar na sua cabeça, vai te acompanhar na vida, no carro, no trabalho. Duvido você não repensar seus passos, não sentir a coceirinha da mudança na planta dos pés. Não se segure! “Se joga na primeira ousadia, que tá pra nascer o dia do futuro que te adora”. E não deixe pra amanhã a felicidade que você pode ter AGORA!

Não se esqueça de contar pra gente o que você sente ao ouvir essa música - além da vontade de gritar o refrão ;)

///
Se alguém disser pra você não cantar
Deixar teu sonho ali pr'uma outra hora
Que a segurança exige medo
Que quem tem medo Deus adora

Se alguém disser pra você não dançar
Que nessa festa você tá de fora
Que você volte pro rebanho.
Não acredite, grite, sem demora...

EU QUERO SER FELIZ AGORA!

Se alguém vier com papo perigoso de dizer que é preciso paciência pra viver.
Que andando ali quieto
Comportado, limitado
Só coitado, você não vai se perder
Que manso imitando uma boiada, você vai boca fechada pro curral sem merecer
Que Deus só manda ajuda a quem se ferra, e quando o guarda-chuva emperra certamente vai chover.
Se joga na primeira ousadia, que tá pra nascer o dia do futuro que te adora.
E bota o microfone na lapela, olha pra vida e diz pra ela...

EU QUERO SER FELIZ AGORA!

Um comentário: